QUAL SOFTWARE DEVO APRENDER PRIMEIRO?

Essa tem sido uma pergunta frequente entre os estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

Entre inúmeras opiniões e achismos fica difícil para um estudante de Arquitetura encontrar a resposta certa para essa pergunta. Ainda mais pela resposta mais correta para essa pergunta também ser a mais vaga.

Sabendo que não será uma tarefa fácil, vamos tentar segmenta-los por funcionalidade, nesse primeiro POST falaremos sobre softwares para projetos executivos, depois softwares para maquetes eletrônicas e por fim falaremos de softwares de montagens de pranchas e apresentações.

Listamos abaixo os 3 Softwares mais utilizados.

AutoCAD

Fonte: https://www.facebook.com/directory/pages/A-17741796-17745790

Esse é com toda a certeza o Software mais usado para a arquitetura até o momento, mesmo todos os usuários de Revit e ArchiCAD dizendo que ele já está ultrapassado, esse software continua sendo o mais requisitado como conhecimento básico para os currículos. Além disso mesmo você trabalhando 100% com Revit no seu escritório sempre haverá um fornecedor que enviará os desenhos em AutoCAD e isso exigirá um mínimo conhecimento sobre o software (fato que sempre acontece no escritório em que trabalho, tenho que abrir esse programa pelo menos 2 vezes por mês).

Recomendo que esse seja o primeiro programa a ser aprendido (Mesmo eu dando aula de Revit particular ainda recomendo isso). O AutoCAD ainda é a base do desenho técnico e fornece um resultado de estudo mais rápido e com menos burocracia do que qualquer outro. Não é necessário grande aprofundamento nos estudos, saber o básico já está bom.

Ele não trás tantas facilidades de compartilhamento e para alcançar um resultado aceitável de 3D ele requer muito tempo.

ArchiCAD

Fonte: https://www.bmontengenharia.com/home/

Esse programa tem crescido bastante nesses últimos anos, gera bons executivos e tem um resultado visual muito agradável. Além de gerar cortes quase que automáticos e 3D com bons resultados. Particularmente não tenho visto muitos escritórios utilizando esse Software e mesmo os escritórios internacionais que sigo não o tem colocado como requisito para as vagas de emprego.

Minha recomendação é que esse seja o último software a ser aprendido entre esses 3 listados. Porém, se você já sabe esse Software ou iniciou um curso sobre ele, eu recomendo que persevere, pois nunca é um conhecimento perdido e nunca saberemos como será o dia de amanhã. Além disso eu acredito que você deve se apoiar em um Software que você conhece, não tente aprender outro software do dia para a noite só para realizar a entrega de projeto de amanhã, aposte no programa que você conhece.

Revit

Fonte: http://ginkgobilobahelp.info/?q=Revit+Vs+AutoCAD

O Revit claramente tem sido o programa mais procurado entre os escritórios que decidem seguir pelo sistema BIM. Além de todas as facilidades que ele gera ele também tem um ótimo resultado 3D e imagens 360º.

A aprendizagem desse software requer mais dedicação que a dos outros dois e mesmo após muito estudo e uso você se verá muito em fóruns pesquisando como se altera um parâmetro ou qual é a melhor forma de pintar uma parede ou como se faz um rodapé.

E para os usuários de LUMION (Software de renderização que falaremos em outro POST) o Revit possui um plugin para exportação direta para o Lumion.

O Revit é um Software que vai te ajudar muito se você usá-lo corretamente, mas se usa-lo da forma errada e sair fazendo “gatos” para burlar as suas contagens automáticas ou parâmetros então esse programa te causará muita dor de cabeça além de horas nos fóruns.

Conhece ou utiliza outro programa?

Comente aqui nos comentários para fazermos uma comparação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: