RENDERIZAÇÃO! QUE SOFTWARE USAR???

Seguindo a linha de qual o programa usar vamos abordar nesse POST os programas usados para renderização.

A área de maquetes eletrônicas e imagens foto realistas tem crescido muito nesses últimos anos. Dificilmente hoje vocês encontrarão um escritório de arquitetura que não use esse recurso. Além disso essa tem sido uma área que tem servido de “primeiro degrau” para muitos escritórios de arquitetura.

Além de impressionar até mesmo os conhecedores desses softwares esse tipo de produto auxilia muito a visualização do seu projeto pelo olhar de pessoas leigas e alcança um nível de detalhes difícil de se alcançar em um projeto executivo. Quem nunca ouviu um professor dizendo que não entendeu o seu projeto?

Então pronto, você decidiu fazer maquetes eletrônicas, agora vem a dúvida, que programa usar? Vamos listar abaixo alguns dos principais programas usados para isso:

3ds Max

Sem dúvidas esse programa, muitas vezes combinado com o Vray, é o programa que obtém os melhores resultados gráficos. Os seus reflexos, sua modelagem e sua iluminação são de deixar qualquer um louco.

O contra desse programa é que ele possui uma complexidade e requer mais tempo para aprende-lo de forma a ter esses resultados. É um diferencial para quem trabalha com maquetes eletrônicas e mesmo para que as vende como freela.

Ele é mais utilizado em escritórios grandes onde geralmente há uma equipe destinada só para maquetes eletrônicas.

Sketchup

Esse é o programa mais simples de operar para a modelagem, além de ter a possibilidade de importação do terreno e sua topografia direto do Google. Programa leve e com compatibilidade com o Vray.

Também é o programa com maior número de modelos prontos (inclusive muitas vezes entramos no Sketchup e convertemos os seus modelos para usa-los em maquetes feitas no Revit).

Esse programa gera resultados muito rápidos e se você for trabalhar apenas com a maquete eletrônica não vejo problemas você trabalhar com ele, até recomendo.

Esse programa é muito utilizado em escritórios de interiores e se você vai para essa área recomendo que empenhe um tempo aprendendo sobre esse programa.

Para que as imagens cheguem no nível dos outros programas ela requer um pouco mais de atenção e talvez uma pós-produção no Photoshop.

Revit

O Revit possui um resultado muito bom em suas renderizações porém gera vários problemas com reflexos e iluminação. Recomento esse programa por você obter em um mesmo programa o projeto executivo e as maquetes eletrônicas, porém a sua modelagem não é a mais simples (ela fica entre a modelagem do 3ds Max e o Sketchup) .

O Vray para Revit foi lançado no ano passado e promete grandes resultados, inclusive algumas imagens já foram postadas. Mas mesmo sem o Vray esse programa gera bons resultados e também permite a imagem 360º para uso do óculos 3d.

Também tem compatibilidade com o Lumion que é o próximo programa de renderização que falaremos.

Lumion

O Lumion é um programa que veio para mudar o conceito de que fazer maquetes eletrônicas boas é muito difícil. Com uma plataforma parecida com a do jogo The Sims, esse programa tem ótimos resultados gráficos. Seu contra é que ele não modela, ou seja, para utiliza-lo você precisará modelar o seu projeto em outro programa (Revit ou Sketchup) e importa-lo no Lumion.

Possui uma biblioteca própria de objetos e materiais. Além de criação de vídeos com efeitos e imagens 360º. Sua operação é intuitiva, simples e rápida. Se você possui um computador com uma placa de vídeo um pouco melhor ele é a minha recomendação.

Caso você utilize outro software nos avise que faremos um POST sobre ele.

Abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: