ARQUITETO PRECISA SABER MATEMÁTICA?

Precisa! Mas não muito. Os cálculos solicitados para a faculdade de Arquitetura são mais médias e pré-dimensionamento, isso te gera uma margem de segurança e o calculo acaba não precisando ser tão preciso.

As cotas que você precisará fazer são:

– Calculo de estrutura;

– Cálculo acústico;

– Resistência dos materiais.

Mas basicamente esses 3 cálculos seguem fórmulas prontas as quais você apenas precisará substituir os valores.

Algumas variações que podem haver são conforme a universidade na qual você pretende cursar Arquitetura. Se você pretende cursar Mackenzie, por exemplo, terá que se esforçar um pouco mais pois essa universidade cobra isso dos seus alunos enquanto a própria USP não cobra tanto nesse aspecto.

Mas se você estava achando que encontraria lousas repletas de números você estava errado, afinal, se trata de um curso de Arquitetura e não de Engenharia, então sempre haverão desenhos para que você entenda o porquê de cada coisa.

Então não desista dessa profissão maravilhosa apenas por não gostar de matemática, isso você irá tirar de letra.

Agora você deve estar pensando: Ok. Na faculdade eu não vou precisar, mas e quando eu estiver em um escritório? Serei cobrado desse conhecimento?

Bem, o que você será cobrado em matemática é mais na contagem de itens, metragens dos ambientes e orçamentos. Mas no que se trata de dimensionamento de vigas ou outros cálculos você sempre poderá apelar para o engenheiro especialista no assunto.

Ninguém consegue reter todo o conhecimento e acho que ninguém nem quer essa responsabilidade afinal de contas você seria cobrado por isso.

Claro que hoje em dia já está mais comum a formação Arquiteto Engenheiro, falaremos em breve sobre o Santiago Calatrava que tem esse nível de formação. Mas mesmo assim o ideal será ter uma conferência das contas feita por outra pessoa pois SEMPRE escapa um erro de matemática. Então relaxe e bora projetar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: